Isaac Newton, cientista inglês que viveu incríveis 84 anos nos Séculos XVII e XVIII e ficou universalmente famoso, no mundo da física, por sua Obra Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, foi, sem dúvida, um dos maiores e mais influentes nomes da história da ciência. Na referida Obra, além da teoria da gravitação universal, Isaac Newton trouxe suas 03 (três) leis: as 03 (três) Leis de Newton. E, relativamente à terceira, foi com maior fama denominada “Lei da Ação e Reação”, segundo qual, muito resumidamente, “para toda interação, em forma de força, que um corpo A aplica sobre um corpo B, dele A irá receber uma força de mesma direção, intensidade e sentido oposto”.
Assim, o espaço e ícone deste SITE, chamado AÇÃO E REAÇÃO, vale-se da terceira Lei de Newton apenas para, por analogia, deixar o leitor e visitante ciente de que se defrontará com leituras de textos, em forma de Coluna, de 02 (dois) autores, os quais trarão visões e entendimentos distintos sobre determinados temas. Visões distintas, frise-se, mas não necessariamente antagônicas e/ou contrárias. Pois o objetivo é o estímulo à proliferação de ideias, à dialética, à eventual retórica, a partir do que se pretende escapar do que o Brasil já possui em excesso, preponderância e quase exclusividade: transmissão de informações e opiniões únicas, que findam por mais se aproximar de verdades absolutas quando nada disto possuem.
A nomenclatura escolhida, portanto, serve meramente para despertar a noção que pode até ser de uma ação e reação, mas que, na verdade, nada mais será do que reprodutora de ideias de ponto e contraponto, visão e contra-visão ou quaisquer outros nomes que poderiam ser dados.
Os temas serão únicos para cada dupla de autores convidados e que nos honrarão com suas visões. Da mesma maneira, serão periódicos, com pretensão de publicações mensais, sem que nada impeça uma periodicidade um pouco menor ou um pouco maior, a depender de circunstâncias e momentos sociais, políticos, econômicos e, sobretudo, jurídicos do país e do mundo.
Boa e proveitosa leitura a todos.
© 2024 Luigi Bonizzato