https://www.estudosinstitucionais.com/REI/issue/view/15/showToc

Queridas Amigas e Queridos Amigos, com a satisfação de sempre, informo e publicizo que a Revista Estudos Institucionais (REI) acaba de lançar seu novo número. Trata-se do Vol. 7, n. 2 (2021), no qual todas e todos encontrarão, para além de Artigos nacionais e internacionais sobre os mais variados temas, um espaço dedicado à celebração dos 130 ANOS da Faculdade Nacional de Direito. Juntamente com inúmeros juristas e estudiosos do Direito, este número conta com a participação do Ministro Marco Aurélio Mello, ex-aluno da Faculdade e autor do texto ‘Direito e democracia e o papel do ensino jurídico’. Mais um belo número, a ser lido em sua íntegra. B, L

https://estudosinstitucionais.com/REI/issue/view/14/showToc

Amigas e Amigos, A REI (Revista Estudos Institucionais) lança o seu Vol. 7, nº 01 (2021), com a publicação, como de hábito, de grandes e valorosos Artigos. Neste número, o Dossiê é sobre os Paradigmas Regulatórios da Saúde Pública norte-americana. Produções nacionais e internacionais complementam mais uma publicação, já à disposição do universo jurídico brasileiro e estrangeiro. Congratulo-me com todas e todos os envolvidos. B, L

https://www.estudosinstitucionais.com/REI/issue/view/13/showToc

Amigas e Amigos, A REI (Revista Estudos Institucionais), lança o seu Vol. 6, nº 03 (2020), com a publicação, como de hábito, de Artigos da maior excelência. E, em continuação à sua tradição, traz consigo, desta vez, 02 (dois) Dossiês. Um especial, dedicado à COVID 19 e, ainda outro, destinado ao tema 'Trabalho e Instituições em mudança'. Artigos nacionais e internacionais complementam mais uma primorosa publicação, a ser com rapidez explorada pelo nosso universo jurídico. Parabéns, sempre, a todas e todos os envolvidos! B, L

https://www.estudosinstitucionais.com/REI/issue/view/12/showToc

A REI (Revista Estudos Institucionais), sob a chefia editorial do Professor Carlos Bolonha, lança mais um de seus números. Agora, o n. 2, V. 6, de 2020! E, mantendo a tradição, os leitores terão a satisfação de contato com o Dossiê intitulado "Liberdade de Expressão, Proteção de Dados e Fake News", coordenado pelo Professor Ingo Sarlet. Artigos de sempre grandes nomes e de pesquisadores especializados do Direito enriquecem mais uma publicação imperdível, com a contribuição internacional de Brian Leiter e seu Artigo "The Roles of Judges in Democracies: a realistic view". Sempre altamente recomendada a leitura dos textos, de excelência peculiar e a ser sempre destacada. Boa leitura e aprofundamento a todas e todos, com as melhores saudações! B, L (Editor-Adjunto e membro do Comitê Científico).

http://gg.gg/FNDUFRJ

A Faculdade de Direito da UFRJ (FND) oferece, por seus Professores, explicações úteis e de fácil entendimento para a população em geral, durante o período da pandemia. Verifique e confira, do primeiro ao último vídeo e se informe! Ah! E não esqueça de voltar sempre ao canal do YouTube porque novos vídeos são sempre postados!

https://estudosinstitucionais.com/REI/issue/view/11/showToc

A REI (Revista Estudos Institucionais), sob a chefia editorial do Professor Carlos Bolonha, lança mais um de seus números. Agora, o n. 1, V. 6, de 2020! E, mantendo a tradição, os leitores terão a satisfação de contato com o Dossiê intitulado "O desenho do STF para além da conjuntura", coordenado pelo Professor Diego Werneck Arguelhes. Artigos de sempre grandes nomes e de pesquisadores especializados do Direito enriquecem mais uma publicação imperdível, com a contribuição internacional de Brian Leiter e seu Artigo "What is a reality theory of law?". Nada melhor do que textos de excelência, de exame altamente recomendado, para um período de isolamento em prol da saúde de todos. Bons estudos a todas e todos, com as melhores saudações! B, L (Editor-Adjunto e membro do Comitê Científico)

http://www.estudosinstitucionais.com/rei/issue/view/10

A REI (Revista Estudos Institucionais) acaba de lançar sua mais nova Edição! Trata-se do v. 5, n. 3 (dezembro de 2019), em que, com DOSSIÊ sobre "Direito e Políticas Públicas" sob a Coordenação da Professora Maria Paula Dallari Bucci, a Revista a todos e todas agracia com escritos sobre questões ligadas a avanços metodológicos, institucionais e teóricos ligados ao Direito e correspondentes políticas públicas. E, para além do referido DOSSIÊ, já tradição da REI, vários artigos recheiam esta Edição, com a sempre participação de grandes nomes do Direito. E tudo administrado e comandado por Editores renomados, sob a coordenação do Editor-Chefe, Professor Carlos Bolonha. Recomenda-se firmemente a leitura de toda a Edição, abrilhantada por todos e todas que puderam contribuir com seus escritos, ensaios e artigos. Bom estudo!

https://www.estudosinstitucionais.com/REI/issue/view/7/showToc

A REI (Revista Estudos Institucionais) acaba de lançar sua mais nova Edição! Trata-se do v. 4, n. 2 (dezembro de 2018), em que, com DOSSIÊ sobre "Agências Reguladoras" sob a Coordenação de Daniel de Souza Lucas, a Revista a todos e todas agracia com escritos, por exemplo, de Eduardo Jordão (FGV Direito RJ) e Carlos Emmanuel Joppert Ragazzo (FGV Direito RJ) sobre o Direito Regulatório no Brasil. E, para além do referido DOSSIÊ, já tradição da REI, inúmeros artigos recheiam esta Edição, com vários nomes do Direito brasileiro e internacional. Tom Gerald Daly (Melbourne Law School), por exemplo, traz Artigo intitulado "Unfinished Revolutions: Constitutional Pasts and Futures in Ireland and Mexico". Recomenda-se firmemente a leitura de toda a Edição, abrilhantada por todos e todas que puderam contribuir com seus escritos, ensaios e artigos. Bom estudo!

https://www.estudosinstitucionais.com/REI/issue/view/4/showToc

Prezadas e Prezados,

Com muita satisfação, anuncio a publicação de mais um Número da REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS (REI).

Trata-se do Número 01, do Volume 03, com Dossiê sobre Adrian Vermeule, Artigo de Richard Pildes e a participação de outros renomados Autores nacionais e internacionais.

Leitura obrigatória a todas e todos que se interessam pelo Direito Constitucional e teorias sobre as instituições.

Um grande abraço a todas e todos,

LUIGI BONIZZATO
EDITOR

https://www.estudosinstitucionais.com/REI/index

A REI, "Revista Estudos Institucionais" da Faculdade de Direito da UFRJ, em sua primeira avaliação pela CAPES, é B1!!!

https://www.estudosinstitucionais.com/REI/issue/view/3

Acaba de ser lançado mais um número (02), do Volume 02, da Revista Estudos Institucionais (REI), editada pelos Professores Carlos Bolonha, Fábio Corrêa Souza de Oliveira e Luigi Bonizzato, com a sempre gerência executiva do Editor Adjunto e Mestre Henrique Rangel. Neste número, DOSSIÊ sobre MARK TUSHNET, cujo tema central é a "TAXONOMIA DAS 'GERAÇÕES' DE DIREITOS", com contribuições internacionais, entre outras, de Cass R. Sunstein e Sanford Levinson. O Ministro Luís Roberto Barroso e juristas nacionais variados, como, entre outros e outras, Ingo Wolfgang Sarlet, Virgílio Afonso da Silva, Nadia de Araujo e Ana Paula Barbosa-Fohrmann, também coroam a Revista, na qual, ao final, foi reservado importante espaço para 03 (três) Trabalhos premiados no IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TEORIA DAS INSTITUIÇÕES, ocorrido em novembro de 2016, em convênio da Faculdade de Direito da UFRJ com a EMERJ, cedente de seu belíssimo Auditório no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Uma mais que proveitosa leitura a todos!!!

http://www.direito.ufrj.br/ppgd

Lançados os Editais de Mestrado (nº 262 UFRJ/2016) e Doutorado (nº 263 UFRJ/2016) do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGD/UFRJ) para o primeiro semestre de 2017.

http://www.estudosinstitucionais.com/index.php/REI/issue/view/2

Lançado, em 31 de julho de 2016, o Volume 02 da Revista Estudos Institucionais (REI). A Revista, que tem como Editores o Professor Carlos Bolonha, acompanhado pelos Professores Fábio Corrêa Souza de Oliveira e Luigi Bonizzato, traz, neste Volume, mais uma vez, Artigos Jurídicos de inequívoca qualidade. Além disso, indispensável também conferir o DOSSIÊ “UMA HOMENAGEM A PETER HÄBERLE”, consagrado jurista alemão, o qual diretamente contribuiu para tal.