Aplicativo Constituição para Leigos


Responsabilidade Social e Jurídica
(B, L)

Um antigo projeto, de talvez décadas e que já se concretizara de forma esporádica e bem embrionária, tomou uma nova forma.

O APP “Constituição para Leigos”, após mais de um ano e meio de intenso trabalho para sua construção e concretização, tornou-se DISPONÍVEL na App Store e no Google Play, já podendo ser, atualmente, considerado um sucesso.

As iniciais e aproximadas 100 perguntas e respostas atualmente já ultrapassam 200! E sempre com a filosofia de ensinar noções básicas do Direito e, sobretudo, da Constituição, para todos e todas.

A coletivização do conhecimento, principalmente sobre questões consideradas básicas do Direito e da Constituição, a serem acessadas, apreendidas e compreendidas por todos os cidadãos e cidadãs, finalmente encontrou um aparato digital contemporâneo e com projeções futurísticas de alto porte, relevância e impactos social e jurídico.

Por meio de perguntas e respostas já elaboradas, juntamente com um sistema de busca por palavras ou temas, constantemente atualizados, este APP é ferramenta para que qualquer detentor de um smartphone, tablet ou computador possa ter informações da Constituição brasileira e de matérias jurídicas básicas.

A informação e a educação constitucionais, nas suas formas mais iniciais, porém entendidas fundamentais para o conhecimento de direitos mínimos de todos e todas, aderiram a padrões digitais ainda não vistos e com amplíssima acessibilidade, dado o crescente e grande número de pessoas que utilizam smartphones, tablets e computadores.

E o melhor, como sempre desejado por seu criador: o APP é GRATUITO!

Mas, como se não bastasse todo o acima exposto e que tem por objetivo fomentar a máxima difusão do conhecimento para os chamados “leigos propriamente ditos”, um segundo passo deste Projeto também já virou realidade.

O denominado “Capítulo 4”, dentro do mesmo APP e com a mesma possibilidade de pesquisa, por meio de um sistema separado de busca por palavras ou temas, é direcionado a técnicos do Direito, no APP intitulados pessoas “leigas supostamente não aprofundadas em temáticas específicas”.

Com total respeito a uma periodicidade, questões e temas jurídicos, analisados, esmiuçados e colocados no APP para estímulo à informação técnica, passam a servir de forte apoio para variadas reflexões sobre problemáticas e virtudes do Direito brasileiro e estrangeiro.

Assim, para noções básicas, Capítulos 1, 2 e 3, sempre atualizados.

E, para profissionais e estudantes de todas as áreas do Direito, no intuito de fomentar o debate, a pesquisa e reflexões sobre questões jurídicas clássicas e contemporâneas, o Capítulo 4.

Usem, abusem e coletivizem, pois, como sempre dito e repetido “o saber não ocupa espaço”.

B, L